segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Saraiva e "tolerância zero"

Há aproximadamente três semanas fiz uma compra na loja virtual da saraiva.
O prazo previsto de entrega era de três dias úteis.
Conforme os dias foram passando, concluí que os poderes de previsão da saraiva ainda não estão bem desenvolvidos!
Está na hora de eles trocarem de bola de cristal, ou de firma de entrega...
No acompanhamento pelo site, descobri que na primeira tentativa, não entregaram por considerarem o endereço "área urbana de díficil acesso"; fiquei pensando se aquilo era eufemismo para favela...
Na segunda tentativa, não acharam o cliente em casa [num endereço em que sempre tem alguém]; fiquei me perguntando se procuraram no lugar certo, ou em alguma favelinha próxima.
Como o site dizia que depois de três entregas a compra seria cancelada [e como eu queria muito o produto], entrei no atendimento online no dia 28/09 para perguntar se, ao invés de cancelar, eles poderiam entregar na saraiva megastore do norteshopping; a atendente disse que "estaria encaminhando" [maldito gerundismo!] o meu pedido e que eu deveria entrar em contato no prazo de 2 a 5 dias úteis para saber onde o pedido seria entregue.
Pois bem, no dia 03/10 vi PEDIDO ENTREGUE no link do acompanhamento pelo site e após constatar que não havia sido recebido por ninguém no endereço inicial, entrei em contato novamente com o atendimento online [poderia ter ocorrido um extravio, como já vi acontecer]. Fui atendida pela srta. Brito, que deveria se chamar srta. Saraiva - explico já.
Expliquei tudo o que disse anteriormente e perguntei em qual endereço a empresa entregadora estava dando o produto como entregue:

"Srta. Brito - tem que entrar em contato com a loja para confirmar a entrega [disse-lhe que já tinha tentado, sem conseguir]
Andrea - quer dizer que vcs podem solicitar à entregadora que mude o endereço de entrega e nem avisam ou confirmam para o cliente?
Srta. Brito - a senhora solicitou a alteração e nós atendemos, não temos que confirmar [sensacional! o cliente não precisa ser informado dos passos da sua compra; será que isso é porque o pagamento já estava garantido?]
Andrea - não tem que confirmar? interessante o respeito que vcs tem com o cliente...
Andrea - o fato de eu solicitar não significa que o pedido seria atendido, é claro que eu tenho que ser informada da alteração da entrega do meu pedido e que eu não tenho como saber, ao ver no site ENTREGA REALIZADA, onde ela foi realizada
Srta. Brito - se solicitou a entrega na loja e aceitamos, onde mais ela poderia ser entregue? [e como eu poderia saber se vcs aceitaram, usando sua bola de cristal?]
Srta. Brito - qual é a reclamação?
Andrea - bom, minha reclamação é a de que vcs estão dando a entrega como feita e que ela não está comigo e a menos que a entregadora tenha deixado na loja e que eu consiga pega-la, isso vai à justiça
Srta. Brito - o pedido está na loja [até há pouco ela não tinha como dizer...]
Andrea - e a outra é que vc não está me tratando com o devido respeito que um atendente deve ter com o cliente
Srta. Brito - estou sendo recíproca
Andrea - mas você ganha para ser gentil e atenciosa, e não recíproca."

RECÍPROCA?!?!?!
Alguém aqui já tinha ouvido essa de algum teleatendimento?
E desde quando eu dei motivo para ela achar que eu estava lhe dando respostas evasivas e incompetentes e que ela, assim, poderia fazer o mesmo?
Não é preciso ser especialista em gestão de recursos humanos [como eu] para saber que uma pessoa que professa o lema do personagem Saraiva, do saudoso Francisco Milani, "pergunta idiota, tolerância zero", como a Srta. Saraiva, ops digo Brito, não deveria trabalhar no atendimento ao público; muito menos alguém que não sabe distinguir uma pergunta pertinente, gerada por um atendimento falho de uma pergunta idiota.
Bem, quem está com Tolerância Zero agora sou eu: sem tolerância nenhuma para atendimentos falhos, tirei a saraiva da minha lista de favoritos e bloqueei seus emails.

ps: a quem interessar possa, consegui pegar o produto na loja.

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