sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Quirópteros psicoenergófagos

Hoje conversei por aproximadamente 5 horas - minto, foi uma só, mas que me pareceu 5 - com uma pessoa que falou, falou, falou...
No começo eu pontuava alguma coisa de vez em quando só para checar se a pessoa estava falando comigo ou só falando; em vão...
Depois que a conversa [a muito custo - todo de minha parte] terminou, fiquei me sentindo estranha; sentindo-me mal.
Foi então que percebi que havia estado com um 'sugador de energia'.
Sabe o tipo de pessoa que só sabe falar de problemas [e nunca de soluções]?
Sabe o tipo de pessoa que vê problemas mesmo nas soluções que você sugere?
Conhece as que nunca ouvem o que os outros dizem?
Ou que criticam a tudo e a todos?
E que depois você fica se sentindo fraco, triste, de mal com a vida, esvaziado?
Essas pessoas são vampiras de energia!
Mas não pense que usar colar de alho ou trocar sua colônia por água benta vai adiantar alguma coisa!
O que você faz quando percebe um mosquito por perto?
Calma, não estou sugerindo que você tente matar ou mesmo estapear o incoveniente do vampiro emocional! Embora a vontade seja essa...
Você tenta se livrar da situação, pois sabe que ela lhe fará mal.
Então, assim como você se recusa a dar seu sangue ao mosquito, recuse-se a dar sua energia psíquica a quem não merece.
Seja assertivo e interrompa as lamentações/críticas/súplicas/etc. mostrando que aquilo não levará a nada.
Se isso não der certo, invente um motivo totalmente esdrúxulo [quem sabe a pessoa não fica cabreira e acaba se mancando que é chata?] e se mande o mais rápido possível.
Você só tem a ganhar.

Se quiser saber mais, leia a matéria Veja como lidar com pessoas negativistas. Elas são muito comuns em qualquer ambiente de trabalho, clicando aqui.

Nenhum comentário: