sábado, 6 de junho de 2009

Ditos populares

Ontem lembrei-me, e fiz alusão aqui no blog, ao ditado: “Um homem não é homem enquanto não plantar uma árvore, escrever um livro e fizer um filho”
Se isso vale para mulher, pensei, então vejamos:

- todo ano na escola plantava uma árvore, isso sem falar no meu período de vida rural [quando vivi em Portugal]
- tenho um capítulo publicado num livro de coletâneas, que, vamos combinar, deve servir à segunda exigência, não vamos ser tão cri-cri's assim a ponto de exigir um livro completo, né...
- um filho, tudo bem, ainda não fiz... mas tem tanta gente por aí que chama [e trata] o bichinho de estimação de filho que, pelo menos para esta subcategoria de ser humano, posso me considerar quite com o ditado popular, pois já tive um montão de 'filhos' bigodudos [meus gatos :-)] e atualmente tenho uma 'filha'. [calma, gente! eu não coloco roupinhas nela nem faço festa de aniversário.]


Mas, posteriormente, [tentando ser um pouco mais séria :-)] duas questões se colocam para mim, frente a esse dito:

- a primeira foi a questão do gênero, que leva a pensar em Rosa Ramalho, que preferiu adaptar a fórmula para: “Uma mulher não é mulher, enquanto não plantar uma árvore, escrever um livro e tiver uma filha”;
- a segunda foi a questão do significado da vida. Fez-me pensar se é realmente necessário fazer as três coisas para ser pessoa completa, realizada.

Penso que é possível sê-lo, sem ter feito nenhuma delas.
E você, o que acha? deixe sua resposta na forma de comentário [a menos que você seja avesso a escrever, e aí vai ter que caprichar nas árvores e nos filhos :-D]
Beijos

Nenhum comentário: