terça-feira, 2 de junho de 2009

Mais sobre livros...

Ontem, após o seguinte diálogo:
colega: "'Tá' com frio?"
Eu: "'Tô', até porque aqui [no meu trabalho] o vento uiva!"
Lembrei-me imediatamente do livro O Morro dos Ventos Uivantes, que, aliás, também virou filme - quatro vezes [mas não vi nenhum].
Um livro que li [desculpem a redundância] há muito, muito tempo... [sim, eu sei que esse tipo de afirmação entrega a idade, mas fazer o quê, né?]
Pois é, fui uma adolescente que lia clássicos da literatura. Na época em que fui adolescente não era raro que as pessoas dessa faixa etária lessem.
A maioria de nós era até estimulada pela escola, que começava recomendando leituras como as da coleção Para Gostar de Ler, chegando à alguns clássicos da literatura brasileira, dependendo da qualidade da escola.
Mas eu lia sem nenhum professor mandar, mesmo. Lia pelo conhecimento, pela aventura, pelo prazer...
Entre os títulos que me acompanharam na adolescência [e não pensem que minha vida não tinha aventura real só porque eu lia muito!] e que eu consigo lembrar agora estão:
A Divina Comédia, de Dante Alighieri
Hamlet, de Shakespeare [entre vários outros: todas comédias e pelo menos a metade dos dramas]
Madame Bovary, de Gustave Flaubert
O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway
Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley
O Processo, de Franz Kafka
A Peste, Albert Camus
O Primo Basílio, de Eça de Queirós
Recomendo todos eles - aliás boa literatura não faz mal a ninguém - mas com ênfase para Admirável Mundo Novo, O Processo e, voltando ao tema principal, O Morro dos Ventos Uivantes.
É isso aí, boa leitura [novamente].
Beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.

Nenhum comentário: